periodontia

A Periodontia é ciência que diagnostica, previne e trata as doenças da gengiva e do osso que dá sustentação aos dentes.

Porque se deve fazer um exame Periodontal?

Para prevenir doenças mais graves. Um exame periodontal é a forma fácil de determinar como está sua saúde bucal. No exame, uma micro sonda milimetrada é inserida entre os seus dentes e a gengiva para verificar sua saúde periodontal. Desta forma é possível diagnosticar com precisão a necessidade de tratamento da doença periodontal, podendo assim evitar problemas futuros como a perda de dentes ou a necessidade de implantes. Este simples exame pode ajudá-lo a conservar seus dentes por toda a vida.

Quem precisa de fazer este exame?

Todas as pessoas precisam fazer o exame periodontal. Este exame é uma forma de prevenir problemas mais graves como infecções e perdas dos dentes. Se você nunca fez este tipo de exame converse com seu dentista e marque já uma consulta. Prevenir é melhor do que tratar.

O que é doença Periodontal?

Doença periodontal é uma doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes. Caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e destruição dos tecido ósseo adjacente. A evolução deste processo leva à perda dos dentes, pois o comprometimento e a destruição, pela acção bacteriana, acumulação de tártaro e inflamação destas estruturas colaboram para a formação de bolsas periodontais que levam à mobilidade e consequente perda dentária.

São três os estágios da doença periodontal:

  • Gengivite: Este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover esta placa, ela produzirá toxinas que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso da fita dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido, desde que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar não tenham sido atingidos.
  • Periodontite: Neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos, a placa bacteriana, cálculos e ácidos. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.
  • Periodontite Avançada: Neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem de lugar ou se tornem abalados. Isto pode afectar a forma de morder e, se o tratamento não for realizado atempadamente ocorrerá a perda dentária.

 

 

 

 

Marcar

Quer marcar uma Consulta? Marcação de consultas online!

É Rápido e simples. Envie-nos um mail com o seu pedido.

Pedido de Informações
269 086 900 / 917 637 440