Perguntas Frequentes - Medicina Dentária

Não tendo queixas devo visitar o dentista?

Sim, deve visitar o Médico Dentista, mesmo não tendo nenhuma queixa. É aconcelhável que visite o dentista uma ou duas vezes por ano. Na medicina dentária a prevenção tem um papel muito importante para garantir uma boa saúde oral. Por exemplo, se uma pequena cárie não for detectada e tratada a tempo pode evoluir para a raíz do dente, sendo necessário realizar uma endodontia (desvitalização) e em casos mais severos pode levar mesmo à extracção do próprio dente.

O que é um Checkup dentário?

Consiste numa consulta de âmbito preventivo, na qual o Médico Dentista realiza um diagnóstico completo da higiene e saúde oral (estado dos tecidos moles, dentes e osso de suporte), analisa aspectos funcionais da boca e dos dentes (oclusão) e realiza uma avaliação estética do perfil, cor dos dente, etc. Não havendo nenhuma situação detectada agenda-se uma nova consulta de limpeza e checkup oral no período de 6 meses. Quando existe alguma situação que deve ser tratada faz-se um plano de tratamentos para retomar os níveis normais de saúde oral.

Com abcesso dentário devo ir ao dentista?

Sim, deve. Porque o Médico Dentista pode drenar o abcesso levando a um alívio imediato da dor.

Após a extracção de um dente o que não devo fazer?

Nas 24 horas seguintes à extracção, não pode:

  • Apanhar sol;
  • Ir à praia;
  • Fazer exercício físico ou actividades físicas ao ar livre;
  • Comer alimentos que sejam muito duros ou quentes, consumir, de preferência, alimentos mais líquidos e frescos;
  • Fumar;
  • Não fazer bochechos, pois pode destruir o "coágulo que previne a hemorragia e as infecções"

O branqueamento dentário pode danificar os dentes?

Não. Quando correctamente executado não danifica a estrutura dentária, no entanto pode verificar-se um aumento da sensibilidade dentária uns dias após o tratamento.